Quando decidimos passar alguns dias, semanas ou meses em uma cidade tão grande e variada como Buenos Aires, a decisão sobre o bairro a ficar é importante por várias questões como os preços dos alojamentos e das compras diárias, o estilo de pessoas que vivem na área, a quantidade de lugares de atração turística nas redondezas e, obviamente, a segurança pessoal. Vamos dar algumas sugestões sobre as áreas perfeitas para hospedar-se, segundo cada caso.
Puerto Madero
Em uma cidade com certa insegurança como Buenos Aires, a tranquilidade pessoal é um dos fatores primordiais. Neste sentido, a área mais segura da Capital Federal é Puerto Madero. Localizada no leste, sobre a costa do Rio de la Plata, possui os mais renomados edifícios de escritórios e residências, lojas e restaurantes de luxo e uma maravilhosa vista. Mas os preços costumam ser realmente muito altos, de modo que é uma zona para a ser considerada se você dispõe de muito dinheiro.
Palermo é, sem dúvidas, um dos bairros mais recomendados para conseguir alojamento em Buenos Aires. O custo de vida é caro, mas é possível encontrar algum apartamento, habitação ou albergue acessível. É ideal se você gosta de passear ou correr, já que conta com uma extensa área de bosques, possui os restaurantes e bares mais concorridos da cidade e encontrará lugares atraentes como o Zoológico, o Planetário, o Jardim Japonês e muitos mais.
Belgrano é um dos bairros com mais história da cidade. Possui uma das mais completas áreas comerciais da Capital Federal, Belgrano C, junto a uma exclusiva zona residencial, Belgrano R. Em termos de preços, é intermediário entre Palermo e Puerto Madero e neste bairro você pode passear pelo Bairro Chinês, de grande crescimento, em Bajo Belgrano, ou assistir a algum evento esportivo ou musical no estádio do River Plate.
Com preços um pouco mais caros, você pode morar na Recoleta, zona norte da cidade. É um bairro muito bonito, com edifícios modernos e outros mais antigos, mas não menos luxuosos. Lá você encontrará também numerosos espaços verdes e de recreação, como centros culturais e museus. Um ponto a favor é que é mais próximo do centro portenho.
Há outras opções mais econômicas, talvez não com uma segurança não tão alta, mas onde você pode residir tranquilamente como Villa Pueyrredón, ao noroeste da cidade; Saavedra, no limite dessa zona ou Villa Devoto que, mesmo com um presídio nas redondezas, é um lindo bairro residencial com muito verde e tranquilidade.
Esperamos que os conselhos possam ser de ajuda na sua escolha. Os bairros portenhos são cada dia mais e cada um deles tem seu atrativo para quem vai morar nele. Desejamos que você desfrute de sua estada!