Diz-se que tudo começou no século XVIII na Europa, quando as pessoas pobres saíam de noite para revirar o lixo dos ricos e da nobreza para poder conseguir o que precisavam. Tudo aquilo que sobrava era vendido em pequenos lugares onde exibiam a mercadoria.
Como se sabe, nessa época a higiene não era muito usual, portanto, a roupa e os móveis estavam cheios de parasitas, insetos, larvas, piolhos, pulgas, vermes e muitos bichos que acompanhavam a transação.
Esses lugares precariamente instalados eram acomodados em pequenos setores onde, olhando de cima, podiam-se ver as pessoas passando pelo lugar de forma apertada e incômoda. Foi assim que nasceu o nome “mercado de pulgas”.
Os mercados de pulgas em Buenos Aires são considerados passeios exclusivos, não apenas para adquirir obras de arte que estão perdidas no tempo, como também para renovar, sejam casas, apartamentos, escritórios, lojas, comércios e jardins.
Nos mercados de antiguidades em Buenos Aires encontramos estátuas, pinturas, mobiliário para restaurar, e também podemos apreciar diferentes estilos de lojas de roupas, antigas ou modernas. As primeiras são muito procuradas por estilistas jovens que as utilizam para remodelar e criar peças maravilhosas e originais, que mais tarde veremos nas passarelas.
Não apenas os estilistas saem em busca de roupas, mas muitas pessoas que querem renovar seu vestuário visitam esses acolhedores mercados para combinar o novo e o velho e assim conseguir dar um toque moderno a seu estilo de vestir, que passa a ser único e glamoroso.
É provável que as melhores antiguidades de Buenos Aires estejam nesses lugares. Como dizem os colecionadores: “os excelentes artigos antigos” são os que estão camuflados nos diversos mercados e ainda não foram descobertos.
Buenos Aires concentra muitos turistas que se perguntam: “Onde comprar antiguidades na Capital Federal?” já que buscam lugares para conseguir uma melhor transação e um assessoramento na hora de adquirir o que desejam.
Em todos esses mercados de pulgas os vendedores sabem com exatidão o que têm à venda, em caso de que queiram mais informações sobre aquilo que desejam.
Estes são endereços de alguns dos mercados de pulgas que podem visitar.
Mercado de pulgas em Palermo
Um dos maiores e mais conhecidos é o mercado de pulgas que fica no bairro de Colegiales, fundado no ano de 1986, na Avenida Dorrego e Niceto Vega.
Ele está localizado em um prédio imenso, coberto, com banheiros e confeitarias para tomar o que desejem e descansar depois de tanto caminhar.
Lá encontrarão o que quiserem: móveis, pinturas, esculturas, mármores, bronzes, cristais, pedras, joias, prataria, porcelanas, música, instrumentos, vestimentas, etc.
Esse lugar exige tempo para percorrê-lo, então recomendamos que usem roupas confortáveis e saiam com muita vontade de desfrutar de um dia encantador.
Em San Telmo, fica o tradicional e autêntico mercado de pulgas, onde encontramos os mais tradicionais antiquários de nossa cidade. Ao chegar a esse lugar incrível, redescobrimos as maravilhas de nosso país e sua gente com um atendimento caloroso nos diferentes restaurantes, shows e locais com muita iluminação. Também recomendamos usar roupas confortáveis para passar o dia todo caminhando, observando e, por que não, comprando.
O Exército da Salvação existe na maioria dos países e o trabalho realizado é incrível. Nesse espaço podemos encontrar de tudo – e digo isto literalmente, pois é provável que encontre o que estiver procurando nestes grandes lugares. Os móveis são maravilhosos com madeiras nobres, mármores de diferentes cores ( verde, rosa, amarelo e azul), que são muito difíceis de encontrar e adquirir hoje em dia.
A combinação de cristais com bronze é incrível e as lâmpadas antigas combinadas com estátuas são majestosas. Esses lugares são abastecidos, em sua maioria, por pessoas que desejam decorar suas casas e chamam o Exército da Salvação para que retirem o que é usado para abrir lugar para o novo. Em Pompeya está localizada na Avenida Sáenz 580. Em Mataderos, na Cañada de Gómez 2322 e em Constitución, na Pasaje O´Brien 1260.
Outro lugar conhecidíssimo e divertido de descobrir é o Cottolengo Don Orione- Localiza-se em Pompeya na rua Cachi 566, em Villa del Parque, na Pernambuco 2480 e, emVilla Lugano, em Timoteo Gordillo 3988.
Por último, lembramos que podem ir também à Feria del Convento – que fica em San Ramón Nonato, na Reconquista 269, onde há lugares incríveis com grande variedade de objetos com preços excelentes.
O atendimento na Feria de la Baulera também é de destaque, já que seus vendedores são pacientes na hora de tirar todas as dúvidas dos visitantes. Este espaço está localizado na Azcuénaga 1654.
Depois de visitar todos esses lugares, adquirimos vários objetos que vão enriquecer nosso bom gosto, decorando espaços vazios ou modernizando algum estilo.A ideia é poder passar momentos acompanhados ou sozinhos e desfrutar do passeio e das pessoas que conhecemos.