Lembro que, quando era adolescente, uma de minhas saídas preferidas era ir com minha amiga Vanessa para passear pelas feiras de antiguidades que havia nessa época. Estamos falando dos anos oitenta. O simples ato de realizar este passeio significava entrar em um mundo onde o tempo havia parado. Nós nos permitíamos entrar em contato com os maravilhosos objetos que estavam à mostra ou à venda.
As Feiras de Antiguidades de Buenos Aires, nesta época estavam em seu auge. Passear por esses lugares significava não apenas observar, mas voltar para casa com várias compras feitas.
Quando chegava o domingo, em meu caso particular, eu e minha amiga levantávamos às 9 da manhã e nos vestíamos com roupas confortáveis, porque sabíamos que caminharíamos durante todo o dia e desfrutaríamos de uma jornada encantadora. Ao chegar, a primeira coisa a ser feita era tomar um delicioso café acompanhado de alguma saborosa torta ou sanduíche desfrutando do sol.
Quando estávamos prontas, começávamos a percorrer esses fantásticos lugares. Era realmente mágico entrar nesses espaços e poder admirar objetos que eram exibidos – não apenas por serem lindos em toda sua estrutura e design, mas por esconderem o mistério de quem havia sido seus donos. Cada uma imaginava e construía histórias sobre a antiguidade que observava. Era muito divertido!
Acredito que a magia destes lugares nos transporta à imaginação que todos temos. Quem não sonhou com alguma vez entrar em uma casa abandonada e explorá-la até chegar a um incrível, mas intocável baú ou móvel de aparência antiga, que nos desperta ansiedade, como se fôssemos encontrar um tesouro perdido?
Depois de ter caminhado durante toda a manhã e parte do meio-dia, decidíamos que era momento de almoçar, já que sempre podíamos encontrar diferentes lugares para poder escolher comidas clássicas que nos dariam energia suficiente para continuar com nosso dia de compras.
Nas Feiras de antiguidades em Buenos Aires, sempre encontramos de tudo na hora de escolher. Arte, música, moda, cristais, móveis, objetos de decoração, livros, joias, shows e muito mais. E não somente para decorar, renovar ou presentear: estes espaços também são úteis como um investimento de longo prazo, já que desde sempre escutamos histórias que falam do valor que os objetos obtêm com o passar do tempo. Por mais estranho que pareça, o que é considerado velho por alguns também pode ser muito útil e especial para outros. O velho prato da bisavó, às vezes, pode chegar a ter o valor de um apartamento. “UM SIMPLES PRATINHO”.
As feiras de antiguidades em Buenos Aires estão aqui:
-A famosa feira de San Telmo, na rua Defensa 961, aberta de terça a sexta, das 10h30 às 19h30 e sábados e domingos das 9h às 20h. É linda, alegre, cheia de vida, com lugares incríveis para descobrir. Tão linda que só aos domingos mais de 10.000 passam para descobri-la e encantar-se com o que se oferece lá.
Mercado de Pulgas
–Mercado de Pulgas, em Dorrego e Niceto Vega, de terças a domingos das 11h às 19h. O conhecidíssimo Mercado de Pulgas é um lugar onde você poderá encontrar o que quiser, da forma que quiser.
–Feira de Antiguidades, em Acassuso. Extraordinária qualidade em objetos de primeira linha. Rua Perú e Rio, Avenida Libertador nº 15000. Sábados, domingos e feirados das 10h às 19h.
Os lugares que vou comentar agora não são feiras como as mencionadas anteriormente, mas são recomendadas porque trabalham com uma grande variedade de antiguidades, tanto acessíveis quanto de valores mais elevados.
–Convento San Ramón Nonato, na Reconquista, 269. Este é um lugar incrível. É extremamente recomendável, já que não verão apenas a beleza do próprio espaço, como poderão desfrutar de uma variedade de deliciosas comidas caseiras.
–Exército da Salvação. Av. Sáenz 580, Nueva Pompeya. Para ir a este lugar é necessário dispor de bastante tempo, porque os visitantes costumam ficar impressionados com o que podem encontrar lá– desde móveis antigos em excelente estado até objetos ideais para que adora desafios e está disposto a restaurar uma peça difícil de transformar. Os interessados poderão visitar o lugar de segunda a quinta, de 9h às 12h e das 13h45 às 17h45. Aos sábados funciona apenas por meio período, das 9h às 12h45.
Para terminar, não se esqueçam de passar pelo tradicional Cottolengo Don Orione, na rua Cachi 566, Pompeya, às segundas, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.
Boas compras!